13/04/2008

Dia Diocesano da Juventude

Ontem, dia 12 de Abril, ocorreu o VI Festival do Dia Diocesano da Juventude, acolhido este ano, pelos amigos de Pinhel. O nosso grupo de jovens fez-se representar por seis elementos, sendo que um deles se encontrava entre os membros da organização pelo grupo de missionários Guard'Africa. Partimos às 12.30 e dirigimo-nos até à cidade hospedeira juntamente com alguns jovens da catequese e com membros de grupos de jovens da Covilhã.
Ao chegarmos, um pouquinho atrasados (devemos dizê-lo) já muitos jovens se encontravam no recinto junto à Residência dos Estudantes, ainda que o tempo não estivesse de todo agradável. Fomos acolhidos com boa disposição e muita música por alguns dos elementos da Banda Jota que se encarregaram de animar o pessoal durante o acolhimento.


Acolhimento no Largo dos Combatentes, em Pinhel


A Eucaristia , que contou também com a presença do Bispo da Diocese da Guarda, foi celebrada pouco depois e, apesar da chuva, muitos foram os que participaram na Missa que se deu pelas ruas da cidade e que terminou na Escola Secundária de Pinhel. Terminada a celebração, foi chegada a altura de participar nos vários ateliers que este ano se subordinaram ao tema "ser mais é dar-se" e cujo objectivo era o de alertar os jovens para valores como o do voluntariado no hospital, nas prisões, em África...


Ínicio da Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício


A Missa foi celebrada pelas ruas da cidade



Todos os elementos do nosso grupo participaram no atelier organizado pelos missionários da Guard'Africa em que decorreram vários jogos que nos propunham uma reflexão sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e até, sobre a possibilidade de um dia podermos vir a ser nós os missionários a partir para África. No âmbito do objectivo nº 7 ("assegurar a sustentabilidade ambiental") foi-nos oferecido um pequeno copinho de vidro com algodão e com um feijão, que deveremos criar remetendo, simbolicamente, para as preocupações ambientais que todos devemos assumir.

Quando terminado o atelier, dirigimo-nos para o pavilhão multi-usos, relativamente perto da escola, e no qual se encontrava uma feira em que se podiam obter várias informações sobre voluntariado, escutismo, etc. Entretivémo-nos, sobretudo, a assinar t-shirts oferecidas pela Juventude Hospitaleira, que, de resto, se mostrou muito paciente connosco embora lhe tivéssemos ocupado a bancada durante "montes" de tempo...

T-shirt da Fátima e da Xana =)

As nossas expectativas e, cremos que as de todos, dirigiam-se agora sobre o Festival da Canção Católica que se realizaria por volta das 21.00. Enquanto esperávamos, demos um pequeno passeio pela cidade, tirámos fotografias e rimo-nos muito com os cenários que escolhíamos para as ditas fotos! Imaginação não faltou =)



Por volta das 20.00, e porque um jovem cristão também precisa do seu pão, fomos jantar, aguardando ansiosamente pela chegada do Festival da Canção.

Finalmente, por volta das 21.15, começou então o evento mais aguardado deste Dia Diocesano. Nove foram as canções que concorreram, sabendo que aquela que ficasse em primeiro lugar (classificação atribuída por um júri) representaria a diocese da Guarda em Coimbra, no Festival Nacional da Canção Católica. Também os nossos "vizinhos" Peregrinos de S. Domingos se fizeram anunciar nessa noite com uma música que, como todas as outras, se subordinava ao tema "Testemunha de Ti". O Festival contou ainda com a participação do grupo Anima Christi que se encarregou de entreter a juventude impaciente que aguardava ansiosa pelos resultados do concurso. Por volta da meia noite e perante um público muito exigente, fez-se o anúncio dos três primeiros classificados, sendo que em primeiro lugar ficou uma dupla de duas raparigas da Guarda com o tema "Uma Onda no Mar". Para além dos três primeiros lugares, havia ainda o prémio para melhor intérprete, para melhor letra, para melhor atitude e para melhor claque.



Os apresentadores...


A foto não tem grande qualidade, mas não podíamos deixar de vos apresentar a "mascote" do grupo Anima Christi que para além de "tocar" , fazia questão de acompanhar os colegas nas vozes =)


O grande momento em que foram anuciados os vencedores


De regresso a casa, continuámos muito animados e entre uma canção e outra, lá decorreu a viagem, ainda que no final nos sentíssemos bastante cansados e algo "ensonados". Contudo, temos de frisar que iniciativas destas são de louvar e que, para além de nos darem uma oportunidade de conhecer novos amigos, permitem uma maior aproximação de Jesus e do espírito de amizade e de amor que nos une. Por isso, agradecemos ao Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil que em parceria com a Câmara Municipal de Pinhel e com a Empresa Municipal Falcão Cultura e Tempos Livres, se encarregou da organização do encontro.