08/07/2008


Quando hoje pensei no que haveria de escrever, não me ocorreu nada de concreto... Pensei em algumas passagens de vários livros mas nenhuma me agradou. Até que, por fim, me lembrei de um livro cuja existência me tinha esquecido até há alguns dias atrás. Julgo que não existe ninguém no Mundo que tenha lido "O Principezinho" e não tenho ficado a amar o menino da ovelha!... É um livro muito especial pela simplicidade e ternura com que o autor aborda determinados assuntos, tão banais e ao mesmo tempo tão importantes. Quem não conhece a frase: "O essencial é invisível aos olhos"? Pois é. Foi Saint-Exupéry quem a escreveu pela fala da raposa no capítulo XXI.


"O principezinho lá foi ver as rosas outra vez.
- Vocês não são nada parecidas com a minha rosa! Vocês ainda não são nada - disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês e vocês não estão presas a ninguém. Vocês são como a minha raposa era. Era uma raposa perfeitamente igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e, agora, ela é única no mundo. (...)
- Vocês são bonitas, mas vazias - ainda lhes disse o principezinho. - Não se pode morrer por vocês. Claro que, para um transeunte qualquer, a minha rosa é perfeitamente igual a vocês. Mas, sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a ela que eu reguei. Porque foi a ela que eu pus debaixo de uma redoma. Porque foi a ela que eu abriguei com o biombo. Porque foi a ela que eu matei as lagartas (...). Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, às vezes, calar-se. Porque ela é a minha rosa (...)

- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante (...) Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa..."



Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti... Para pensar! =)