11/09/2008

PROJECTO DA AMI



Boa tarde discípulos:


Apesar de Portugal, comparativamente com outros países da Europa, possuir uma “mentalidade” ambiental um pouco retrógada, vão surgindo ideias que, com a colaboração de todos, podem tornar o nosso planeta num lugar melhor.


A AMI lançou um projecto que consiste na recolha de óleos usados em várias superfícies comerciais, evitando assim que estes sejam libertados no meio ambiente. Cada litro de óleo é um donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social, além de ser usado para produzir Biodisel, um combustível com menos emissões CO2.

“Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt.

Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, ou quando é efectuada a sua deposição em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.

As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.”

Para mais informações visitem o site da AMI ou liguem para 800 299 300

Sabemos que, após a leitura desta nossa postagem, irão tentar melhorar as vossas práticas ambientais! ;)

Beijinhos
Fátima e Joana